-
Arquitetos: P-M-A-A
- Área: 99 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Ceràmica Cumella, Davide Groppi, Hilca Carpet (natural wool), P-M-A-A, Vola
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no último pavimento de um edifício multifamiliar em Raval de Barcelona, o apartamento é acessado pelo centro de um pavimento estrangulado por um pátio que divide a casa em dois espaços separados. O primeiro, uma sala voltada para a rua; o segundo, um espaço quatro vezes maior dividido por uma série de paredes paralelas, resultado de uma reabilitação estrutural.
A fachada posterior com pórtico serve para fornecer uma estrutura lógica ao projeto. A repetição dessa geometria nas paredes consecutivas e divididas resulta em um espaço único que preserva mentalmente os limites originais. Desde o entorno até a estrutura, os usos transbordam as barreiras físicas, em alguns casos rodeando tal estrutura e em outros tropeçando nela. O sofá, a banheira, o dormitório, o chuveiro e o closet encontram seu lugar sobre um tapete verde e macio.
Um volume espelhado articula as duas zonas. O espelho torna a intimidade do banheiro infinita; o ambiente torna-se íntimo na infinidade do reflexo.
A sala voltada para a rua se transforma - por meio de uma mesa - no espaço público da casa. Os elementos móveis permitem que as atividades de cozinhar, comer, estar e receber tenham sempre um lugar na dinâmica do espaço.
As obras começaram em 2015; dois anos permitiram um processo de tentativas e erro ao mesmo tempo artesanal e desajeitado.